Se você é do interior e nunca veio à capital, experimente!Quando chegar aqui, uma das primeiras perguntas será: "Você é do interior?"
Bom, vou logo dizendo e ensinando para os "da capital", que as regiões se dividem em: capital, região metropolitana,interior, litoral e fronteira (se houver mais pode me dizer). Logo, teríamos que perguntar: "Você é do interior?(dentro); do litoral? (orla, borda); da fronteira? (divisa).
Nasci no litoral, morei muitos anos no interior, e, atualmente moro na capital.
É irritante esta maneira de pensar dos "da capital" em achar que os do interior são "caipiras". Uma certa vez um colega de trabalho me perguntou se na minha cidade as pessoas tinham acesso à educação.Disse a ele que na minha cidade existem três faculdades - uneb, factef,e facsul. E também é uma 'cidade-polo', por sustentar outras cidades inclusive de outros estados.
Tamanha é minha surpresa em ver que muitos nativos dessa capital são de mal com língua portuguesa.Falam errados, absurdamente errados.Escrevem errados, beiram o ridículo.Não é de admirar que o Ideb avaliou as escolas de Salvador como umas das piores do Brasil.
Bom, eu vou pegar o ritmo local e deixar a educação de lado.Vou falar sobre 'outras coisas'.Para aqueles que nunca foram ao 'interior' talvez imagine uma cidade pequena com aquelas casinhas com uma porta e duas janelas ao lado com móveis simples e pessoas na frente de suas casinhas observando "a vida passar" (o que é de pessoas "da capital" que "olham a vida passar" e que adoram uma fofoca, não está no gibi).
Talvez fiquem surpresos em saber que uma cidade do interior da Bahia é maior do que sete capitais do Brasil, cidade moderna, com trânsito caótico, com prédios enormes - deve alguma coisa pra capital?
Talvez fiquem surpresos em saber que os do interior têm internet, carros populares e de luxo, leem jornais, têm TV de plasma e LCD, têm conta em banco, cheque, cartão de crédito, falam idiomas, fazem viagens internacionais, etc e tal.Ah, sim! interior também tem shopping center, viu minha gente - com direito à escada rolante.
Talvez fiquem surpresos em saber que muitos do interior, mesmo sendo pobres, não moram em favelas amontoadas, onde têm como vizinhanças ratos e esgotos à céu aberto (oh!, que orgulho da capital).
Aliás, pensando melhor, nós "da capital" somos "fundo de quintal" de outros países. Somos os "caipiras" de outros povos, onde ousamos em usar nossos bens materiais como "status", onde moramos em beco e vielas, onde levamos farofa à praia, onde furamos filas pra levar vantagem, onde mesmo tendo uma condição financeira razoável ainda assim nos cadastramos nos programas sociais do governo,pois somos "usurentos".
Diferença da capital para o interior??? Qual???? Deixe-me ver.....ah, sim!, além da capital ser maior ainda tem o palácio do governador que sempre é na capital, né? Sinceramente, não vejo mais diferença.
Para mim, interior tem nome. Qual o nome do seu?
Às vezes o povo do interior tem mais dinheiro que o povo da Capital.
ResponderExcluir