“Fiquei surpresa quando fui informada que precisava de um visto de trabalho, o B1. Fui então encaminhada para uma sala, da qual só podia sair para beber água ou ir ao banheiro, acompanhada por um policial. Nesta sala, eu e mais três brasileiros um médico que também ia para um congresso e dois executivos, fomos interrogados como criminosos...nunca fui tão humilhada" - Márcia Barbosa,médica.
Outrora humilhados por tentar conseguir uma vida melhor nos EUA, os brasileiros agora são recebidos com tapete vermelho, com honras e pompas. Mas não se engane, isso tem nome - e não é hospitalidade - é interesse.
Já vimos inúmeras reportagens na TV sobre brasileiros terem barrados nos aeroportos por motivos injustificáveis. Já vimos e ouvimos vários relatos de pessoas que já trabalham lá, serem tratadas como lixo (não sei se é exagero, mas é por aí).
Mas aí veio a crise financeira mundial originada por esse povo "gente branca dos olhos azuis", (assim disse Lula).Uma crise que acertou em cheio aquele povo acostumado com a fartura, dando origem a uma grande onda de desemprego. A comentarista de economia da Rede Globo, Miriam Leitão, chegou a dizer na sua coluna, que ela foi recebida como rainha numa loja nos EUA, porque ela foi até aquele momento, umas poucas pessoas a entrar naquela loja, que outrora "bombava".Em contrapartida, o Brasil aumentou seu poder aquisitivo, milhões de brasileiros adentraram à classe média, brasileiro agora pode o que não podia, brasileiro agora tem dinheiro.
E é claro que esse bom momento da nossa economia não passou despercebido de outros povos, em especial dos americanos.Lendo os jornais, vi a notícia de que o governo americano quer dispensar o visto brasileiro para entrada nos EUA. Inimaginável!!!!!!! O número de brasileiros agora deve chegar a mais de um milhão neste ano.
Pra mim o governo americano está de "olho grande" no nosso dinheiro, no nosso poder de compra, com a desculpa de que quer mais estudantes estrangeiros em seu país. Mas nós, brasileiros, eternos baba-ovos da cultura americana, vamos continuar a abrindo as pernas para esse povo meter....(deixa pra lá).
Nenhum comentário:
Postar um comentário