quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Conte até 10


 O governo federal lançou nesta quinta-feira um interessante programa que visa sensibilizar gente de pavio curto a esfriar um pouco a mente naquele momento de forte impulso contra o próximo - Conte até 10 -  boa ideia do governo. O objetivo é diminuir o alto índice de homicídios, pessoas vítimas da ira momentânea.

Todos nós temos aquele momento de forte acesso de ira, e igual ao estado de embriaguez, fazemos coisas que não faríamos em sã condição.Várias pessoas já morreram no trânsito vítimas do que chamo de "violência por impulso". Gente que tem pavio curto e que porta arma de fogo no meio da sociedade e especialmente no nosso trânsito caótico, é uma bomba prestes a explodir. A impressa local e nacional, vez por outra,noticia vítimas de homicídios que foram mortas por motivos banais, mas que por trás estavam a ira desenfreada e/ou estresse.Embora se fale muito do trânsito como o cenário vilão para tais atitudes, sabemos que o momento de fúria  ocorre em qualquer lugar, inclusive com nossa própria família dentro de casa.
Será que o programa do governo vai dá certo? Acredito que não. Mas para o governo lançar um programa como esse é porque o "bicho tá pegando", e isso deve nos deixar alertas.

Acho exagero contar até 10 num momento de fúria, pode-se reduzir pela metade esse tempo,mas independente do tempo, não ache que acalmar os ânimos ou demonstrar ser pacífico é levar desaforo pra casa. Recuar numa situação de fúria não é sinal de fraqueza, é sinal de humildade, e essa qualidade é para os fortes. Aliás, é melhor se fraco, frouxo, mas vivo, do que um valentão morto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário