segunda-feira, 20 de maio de 2013

O povo e sua ignorância

     Jornais impressos, televisivos, rádios,Voz do Brasil, internet e os cambal - todas essas coisas não foram capazes de tirar o povo da ignorância mais uma vez. Refiro-me ao boato de que o bolsa-família iria acabar em tal data. Mas é claro, não estou culpando os órgãos de imprensa pela ignorância do povo, o que estou dizendo, é que não consigo entender como podemos ter em nossa volta tantos meios de comunicação e ainda assim sermos vítimas de boatos. Se o tal benefício fosse realmente acabar, com toda a certeza já o saberíamos dias antes por todos os órgãos de mídia.Mas, mesmo o governo federal desmentido a estória, mesmo a imprensa divulgando que tudo não passava de mentira, o povo estava lá no dia seguinte nas agências, tumultuando e fazendo badernas.
     Esse episódio me fez lembrar de outro boato também envolvendo a Caixa. Há pouco tempo, começou a circular pela internet sobre um suposto benefício em dinheiro aos trabalhadores que trabalhavam de carteira assinada na época em que o Luís Inácio era presidente da nação. Quando começou a surgir essa conversa na internet, logo percebi que era boato, afinal,eu nunca tinha ouvido isso na Voz do Brasil, nem na minha leitura diária de jornais, nem em noticiários na TV, etc e tal.
     Dias depois, meus colegas vieram a mim, em êxtase, (incluindo um gerente), dizendo que já tinha ligado para a Caixa e confirmado a data do recebimento do benefício e, perguntaram a mim se eu já tinha feito o mesmo. Eu disse que não, que tudo isso era boato. Tentei convencê-los, mas ser feliz na mentira foi melhor que encarar a realidade. Eles foram à Caixa na data marcada e................. isso mesmo, "quebraram a cara." Tem muita gente da capital que é muito "tabarel". Estou rodeado deles.
     Outra coisa que chamo à atenção, é que nas redes sociais, os moderninhos costumam esculhambar a TV, dizendo que ela é um lixo e que deixam as pessoas alienadas. Vede que esses dois casos que citei, teve origem na internet e não na TV. Ou seja, ela não é nenhuma santa. Passar o dia todo em frente à internet nas redes sociais, se não for alienação é o quê? Se você não sabe filtrar o "lixo" que tem na TV, também não o saberá filtrar o lixo da internet, logo não tem autoridade pra criticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário